Início » Carreto ou Transportadora, qual a melhor opção?

Carreto ou Transportadora, qual a melhor opção?

Uma das decisões mais importantes quando estamos de mudança é o transporte.

O mercado atual apresenta inúmeras empresas e tipos de fretes diferentes. Os valores são muito relativos e vão variar de acordo com o volume da mudança e, principalmente, com a distância entre o ponto de retirada e de entrega.

Está se mudando? Então fique atendo nas dicas da Moovers para transportar seus móveis e pertences de forma segura e adequada.

Banner Whatsapp

CARRETO OU EMPRESA DE MUDANÇA?

Escolher entre um carreto ou empresa de mudança é o primeiro passo e uma das principais dúvidas que surgem para quem está vivendo essa fase.

Pensando nisso separamos algumas dicas para uma escolha segura e consciente.

Carreto

Geralmente o carreto é menor do que os caminhões de transportadoras especializadas em mudanças, mas por sua vez, também é mais barato.

Às vezes percorre distâncias intermunicipais, mas vale a pesquisa prévia, pois a maioria dos carretos só faz viagens dentro da mesma cidade.

Além disso, existem profissionais que não carregam os móveis do seu imóvel até o veículo, apenas transportam os móveis em si, então para evitar surpresas e problemas no dia da mudança, esse é um ponto que deve ser discutido e tem que ficar bem claro antes da contratação do serviço.

O carreto é recomendado para quem tem referências do motorista, irá percorrer distâncias de um bairro ao outro e não tem um volume grande de móveis e objetos para transportar.

Transportadora

As transportadoras especializadas em mudança provavelmente sairão mais caro do que um carreto, mas também trazem várias vantagens.

Os profissionais já estão acostumados com mudança e por vezes não estarão sozinhos, fazendo com que o carregamento seja mais rápido, além de ter algumas empresas oferecer garantia contra extravio ou avarias.

Na maioria das vezes as empresas especializadas possuem várias opções de tamanho de veículos, podendo ser até caminhões que carregam uma mudança mais robusta e volumosa.

A maioria das empresas especializadas em mudanças podendo também de auxiliar na montagem e desmontagem de móveis que ocasionalmente não cabem no seu elevador (ou não passam por alguma porta) e até oferecer serviço de içamento de móveis muito grandes que terão que entrar pela janela.

As transportadoras especializadas em mudanças são aconselháveis para quem uma mudança mais robusta e complexa e também para quem quer mais garantias contra eventuais danos.

COMO CONTRATAR UM BOM SERVIÇO?

Para garantir um serviço pontual, confiável e com bom preço é necessário, claro, uma pesquisa prévia. Montamos uma lista de itens que você deve se atentar na hora de pesquisar o melhor serviço

1 – Procure referências da empresa: Realizar uma pesquisa rápida nos portais de defesa do consumidor (como o PROCON) ou em sites de reclamação como o “Reclame Aqui” podem te alertar se a empresa tem um bom histórico ou não.

2 – Registro na ANTT: A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) mantém um registro de transportadoras e carretos chamado RNTRC (Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Carga) que regulariza a atividade de transporte de cargas e verifica itens importantes como habilitação do condutor, e documentação do veículo. [consulte aqui]

3 – Exija recibo ou nota fiscal do serviço: Caso haja algum problema no transporte, como desvio ou roubo da carga ou avaria em algum móvel, o recibo ou nota fiscal do serviço será fundamental para te defender em uma reclamação ou até em ação judicial.

4 – Não pague tudo à vista: Negocie o pagamento em 2 etapas, um sinal na retirada e o restante na entrega dos móveis.

5 – Faça uma lista: Para garantir que todo o conteúdo da sua mudança chegou no local de destino é aconselhável que você tenha uma lista com a relação de todos os itens transportados, com data e assinaturas (sua e do transportador).

Moovers te ajuda!

Preencha o formulário abaixo que nossos especialista entrarão em contato com você para te ajudar a fazer orçamentos com empresas de transporte. É de graça e sem burocracia!