Como é calculado o preço do caminhão de mudança?

Provavelmente, ao pensar no preço de um caminhão de mudança, a distância seja o primeiro fator a surgir na mente. No entanto, você já imaginou quais são os outros pontos que servem como base para que uma quantia seja cobrada?

Inúmeras variáveis podem ser identificadas a critério da empresa responsável pelo veículo, como a necessidade de ajudantes e o volume de itens, por exemplo.

Para obter um orçamento adequado, é preciso conhecer quais são os critérios considerados no orçamento de cada tipo de serviço. Ao longo deste texto, você vai conhecê-los e obter dicas para alcançar um preço mais baixo para o caminhão de mudança. Abordaremos os seguintes tópicos:

  • Quanto custa o KM de uma mudança?
    • Tipos de mudança
    • Trajetos
    • Serviços adicionais
  • Como calcular custo de frete?
    • Carreto x Transportadora
  • Dicas para procurar caminhão de mudança preço
    • Busque referências
    • Faça um contrato
    • Tenha um planejamento
    • Consulte o registro na ANTT

Quanto custa o KM de uma mudança?

O custo da quilometragem de uma mudança é uma das principais preocupações de quem deseja viver em outra residência. Porém, seu cálculo considera fatores além da distância entre a retirada e a entrega dos itens. Confira a seguir alguns dos principais pontos que influenciam neste valor.

Tipos de mudança

O primeiro fator a ser considerado no preço dado ao serviço do caminhão de mudança é o tipo de mudança que será transportada. Enquanto as mudanças residenciais, normalmente, envolvem translado de objetos pessoais, eletrodomésticos e mobília, as comerciais e industriais podem ser bem mais complexas e custosas. 

As mudanças comerciais podem envolver carregamento de diferentes tipos de equipamentos, móveis frágeis e documentos sigilosos. As industriais, por sua vez, podem implicar no deslocamento de máquinas mais pesadas e substâncias tóxicas ou inflamáveis, por exemplo.

Trajetos

A distância e viabilidade de um trajeto são outros dois pontos de grande importância para determinar o valor. Evidentemente que o preço cobrado por um carreto de mudança entre ruas próximas é distinto do preço de deslocamento entre diferentes bairros, cidades e até mesmo estados. A pesquisa de preços pode apresentar valores desde R$650 até R$ 3.000 de acordo com os fatores envolvidos.

Empresas de mudanças interestaduais geralmente oferecem opção de mudança compartilhada, como forma de reduzir o preço do caminhão de mudança. Nesta situação, ocorre a divisão das despesas com outro cliente que fará rota semelhante. Por isso, os valores apresentados podem ser mais acessíveis para ambas as partes.

Serviços adicionais

O volume e quantidade de objetos também são avaliados no orçamento, uma vez que podem influenciar de modo significativo no tipo de caminhão necessário para que o processo seja realizado de forma segura. O mesmo se aplica a eventual necessidade de içamento de alguns itens, bem como o empacotamento e montagem de móveis.

Soma-se a isso, a necessidade de analisar com cuidado quais são os tipos de itens que serão transportados e o cuidado exigido por cada um. Pertences mais frágeis podem sofrer danos ao longo do caminho e, por essa razão, algumas empresas disponibilizam embalagens específicas e reforçadas. 

O custo dessas embalagens, assim como os outros fatores citados são usados nos cálculos realizados por diversas empresas para alcançar o valor de uma mudança por km.

Como calcular custo de frete?

O frete condiz com a quantia que atende a execução do serviço de transporte de mercadorias. Há alguns elementos que podem ser empregados como base de cálculo para que a quantia seja justa e clara para os profissionais e clientes.

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) apresenta uma tabela com piso mínimo para transporte de cargas e, entre os dados necessários para o cálculo estão três elementos essenciais:

  • número de eixos carregados;
  • tipo de carga;
  • distância.

A tabela pode ser acessada aqui e é interessante observar que as quantias apresentadas são mínimas para a base da conta. Porém, para que o cálculo seja fechado, outros fatores podem ser adicionados, por exemplo:

  • pedágios;
  • seguro;
  • manutenções preventivas;
  • diárias de ajudantes;
  • tributos;
  • margem de lucro.

Alguns custos são fixos, como a manutenção preventiva da frota, por exemplo. Já outros podem variar em cada mudança realizada, como diárias de ajudantes, pedágios, seguros e combustível.

Seja um profissional autônomo, responsável pelo chamado “carreto”, ou uma transportadora especializada, o cálculo adequado do frete garante não apenas um preço justo e a margem de lucro, como transmite confiabilidade para os clientes. 

Você conhece a diferença entre contratar uma transportadora e um carreto?

A primeira grande diferença é que os carretos normalmente são realizados com caminhões menores e, por isso, mais baratos e econômicos devido a categoria do veículo.

Além disso, os serviços adicionais entre carretos e transportadoras podem variar de forma significativa, uma vez que o carreto geralmente atende viagens mais curtas e com volumes menores

Por exemplo, se uma pessoa necessita de uma logística simples para o transporte de poucos móveis em uma curta distância, a busca por um caminhão de mudança pequeno ou um carreto pode ser favorável.

Mas, esteja atento: mesmo em mudanças de pouco volume, a depender do tipo de imóvel (se não possui elevadores, por exemplo), uma transportadora especializada pode ser necessária para içamento de objetos grandes.

Em geral, as transportadoras são recomendadas para aqueles que enfrentarão um processo mais complexo e/ou desejam maiores garantias durante sua mudança.

Acesse para entender mais detalhes sobre cada tipo de serviço e como escolher transportadora ou carreto.

Dicas para procurar caminhão de mudança com preço justo

Quer uma busca mais eficaz? Confira as dicas a seguir para amenizar possíveis complicações e contratar com maior segurança esse tipo de serviço:

Busque referências

Diversos serviços podem ser encontrados na internet e não seria diferente ao tratar-se do suporte para se mudar, certo? Fazer um orçamento de mudança residencial online representa uma grande praticidade, principalmente para quem deseja comparar preços e decidir com rapidez. Para ajudar, preparamos uma lista de empresas de mudanças no Brasil, separadas por estado.

Seja para residência, comércio ou indústria, analise os diferenciais das empresas disponíveis, compare com os serviços necessários para a sua mudança e veja o que atende de forma mais satisfatória o que você precisa.

Faça um contrato

Em qualquer tipo de negócio, quando um contrato claro é estabelecido, existe maior segurança para ambas as partes. Por essa razão, cláusulas pertinentes ao tema devem ser especificadas, principalmente em mudanças completas no setor comercial e industrial.

Todos os custos devem ser estudados de forma cautelosa antes que a assinatura seja realizada, assim como seguro, eventuais danos aos bens e extravio de pertences, por exemplo. Verifique ainda se estão detalhados os valores cobrados em relação ao transporte, combustível, taxas, mão de obra, retirada e entrega.

Tenha um planejamento

O planejamento da mudança contribui para que a busca seja mais objetiva. Caso contrário, recorrer a um guia de mudanças pode ser viável para estabelecer um processo mais satisfatório.

Para ajudar na sua organização, confira o nosso checklist de mudança e garanta que não vai esquecer de nenhuma etapa importante.

Consulte o registro na ANTT

A transportadora deve ser capaz de comprovar a regular atuação como profissional de transporte de cargas, como documentação do veículo e habilitação, corresponde ao RNTRC (Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Carga). Esse registro é mantido pela ANTT.

Além da maior segurança em relação ao serviço prestado, essa consulta na ANTT pode ajudá-lo a entender quais são as taxas cobradas por este tipo de transporte. Talvez esteja aí a informação final que você precisa para definir se o valor que está sendo cobrado é adequado ou não.

Você conhecia essas variáveis embutidas no preço do caminhão de mudança? Com o suporte certo, todo o processo pode se tornar mais simples e barato. Se o seu caso envolve uma mudança interestadual, descubra agora quanto custa mudança de um estado para outro. Boa mudança!